CIDADE VELHA AVANÇA NO RELACIONAMENTO COM MUNICÍPIOS IBÉRICOS

Está em curso o processo que pode conduzir a mais uma geminação da Ribeira Grande de Santiago: com a sua homónima açoriana da ilha de S. Miguel. Enquanto isso, Cidade Velha e Fuente Palmera (Andaluzia) estreitam relações e chega de Espanha um contributo para o restauro de escolas.

Cidade Velha, 16 Fevereiro – Cidade Velha avança com entendimentos, que podem conduzir a nova geminação com uma municipalidade portuguesa: Ribeira Grande (Açores, ilha de S. Miguel). Os contactos entre as duas autarquias, ao que Liberal sabe, começaram na vigência da Comissão Instaladora do município de Santiago, havendo grande receptividade da parte açoriana, ao ponto de em assembleia municipal o assunto ter sido discutido e dada luz verde para uma eventual geminação. Por parte da Ribeira Grande de Santiago, a transição de poderes consequente às eleições de Maio do ano passado acarretou demoras até ao retomar dos contactos. No entanto, ao encontro do que sabe o nosso jornal, ainda foram diligências para trazer às Festas do Santo Nome uma delegação da Câmara açoriana, o que acabou por não ser possível.

www.cm-ribeiragrande.pt
Ribeira Grande (Açores). Foto: http://www.cm-ribeiragrande.pt

Com Espanha, entretanto, chegou à Ribeira Grande de Santiago um contributo vindo de Fuente Palmera (província de Córdoba, Espanha) no valor de 11246 euros, 1240000 escudos CV. São verbas destinadas a trabalhos de reparação e manutenção de escolas que vão proceder a urgentes acções de restauro de edifícios escolares que se encontram degradados, dando continuidade a um programa iniciado com a construção da nova escola de Chã Gonçalves. A Ribeira Grande tem praticamente concluída a sua rede de ensino básico, havendo no entanto problemas com algumas instalações escolares que se encontram em mau estado de conservação.

Plaza Real em Fuente Palmera. Foto. www.wikipedia.org
Plaza Real em Fuente Palmera. Foto. http://www.wikipedia.org

Colonia de Fuente Palmera, na região autonómica de Andaluzia, tem cerca de 10 mil habitantes e é famosa pelos vestidos de noiva. Trata-se de uma comunidade com história e alguns monumentos que o testemunham. Está prevista uma deslocação em breve a Cabo Verde do alcalde de Fuente Palmera. Juan António Fernandez Jiménez.

Liberal sabe que a Câmara da Cidade Velha tem em curso outras diligências em Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil e Estados Unidos com vista a diversificar os seus laços de cooperação, uma política que vem sendo a ser seguida com bons resultados e evidentes benefícios para a Cidade Velha, candidata a Património da Humanidade. Ribeira Grande de Santiago está hoje geminada com Guimarães (Portugal) e Gorée (Senegal) e tem estreitas relações com Lagos, Évora e Covilhã

adaptado de: www.liberal.sapo.cv

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s