NOVAS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADE VELHA

Uma delegação da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, chefiada pelo presidente Manuel de Pina, esteve em Portugal no início deste mês. O balanço, extremamente positivo, dessa viagem é agora divulgado em nota informativa da autarquia, que reproduzimos na íntegra.


(Cidade Velha, 13.03.09)  Durante oito dias, de 2 a 9 de Março, o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Dr. Manuel Monteiro de Pina, deslocou-se a Portugal para uma extensa e intensa viagem que possibilitou abrir um conjunto de possibilidades interessantes para o desenvolvimento deste Município. Foram objectivos, quase todos alcançados:

a)  alargar a rede de contactos com Municípios portugueses, de modo a reforçar laços de cooperação que beneficiem a Ribeira Grande de Santiago;
b)  promover a imagem da Cidade Velha candidata a Património da Humanidade e garantir apoios a esta candidatura;
c)  contactar empresas interessadas em investir no espaço da Ribeira Grande de Santiago;
d)  contactar estabelecimentos de ensino, reforçando protocolos de cooperação que abram vagas a estudantes provenientes da Ribeira Grande de Santiago,
e)  responder a um convite de estudantes da Ribeira Grande de Santiago em Portugal para proferir uma conferência no âmbito do II Encontro de Estudantes da Ribeira Grande de Santiago em Portugal;
f)  preparar parcerias com entidades portuguesas, visando o apoio à candidatura da Cidade Velha a Património da Humanidade e a criação de novas oportunidades para o desenvolvimento da Ribeira Grande de Santiago.

Concluída a viagem, a Câmara Municipal da Ribeira Grande pode enunciar alguns dos resultados obtidos. Assim:

1. O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, acompanhado do Vereador para a Educação e Cultura, Dr. Carlos Alberto Lopes, visitou as Câmaras Municipais de Braga, Guimarães, Vila Nova de Gaia e de Coimbra, reunindo-se com os seus presidentes.

De uma maneira geral, resultou destes contactos o encetar de relações que se encaminham para o estabelecimento de entendimentos de cooperação, garantindo apoios para a edificação de infra-estruturas necessárias. Em consequência, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago assegurou contributos para a construção do projectado Pavilhão Polidesportivo do Salineiro, de uma piscina municipal e de um museu, e para o reforço da rede de jardins-escolas da Ribeira Grande de Santiago.

Em Guimarães, cidade geminada com a Cidade Velha, foram dados passos para a concretização do protocolo de geminação firmado sob os auspícios da União Europeia, ficando combinada a próxima deslocação à Cidade Velha, ainda no primeiro semestre do ano em curso, do presidente do Município vimaranense.

Em visita de cortesia, o Dr. Manuel Monteiro de Pina foi também recebido na sede da Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

2. Em todas as Câmaras visitadas, tal como na ANMP e na Universidade de Coimbra (também candidata a Património da Humanidade), a delegação da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago encontrou pleno acolhimento para apoio à candidatura da Cidade Velha a Património da Humanidade, todos se disponibilizando à divulgação da importância histórica e cultural da Cidade Velha.

3. Pelo menos duas empresas portuguesas podem vir a instalar-se no futuro parque industrial da Ribeira Grande de Santiago: uma unidade de montagem de equipamentos para energias alternativas (eólica e termo-voltaica) e uma unidade de produção de elementos de decoração de interiores, além dos estaleiros de uma empresa já representada em Cabo Verde direccionada para o tratamento de águas. Trata-se de indústrias não poluentes e geradoras de emprego.

A delegação da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago visitou igualmente as instalações da Braval, empresa intermunicipal de recolha, tratamento e transformação de resíduos sólidos.

4. A delegação da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago confirmou os protocolos de cooperação existentes com a Universidade Católica de Braga e com a Universidade Portucalense, ao abrigo dos quais estão criadas vagas para estudantes oriundos da Ribeira Grande de Santiago. Visitou também as instalações do ISAVE, em Póvoa de Lanhoso. E foi recebida na Reitoria da Universidade de Coimbra, tendo obtido apoio para a criação de um prémio destinado a estudantes que produzam investigação histórica sobre a Cidade Velha.

5. O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e o Vereador para os pelouros da Cultura e Educação participaram no II Encontro de Estudantes da Ribeira Grande de Santiago em Portugal, que se realizou em Coimbra no dia 7 de Março, tendo proferido uma palestra, seguida de debate, no Centro Municipal de Cultura de Coimbra, sobre Estratégias para o desenvolvimento da Ribeira Grande de Santiago. Uma centena de estudantes provenientes de diferentes pontos de Portugal acorreu a este Encontro, tendo nele participado activamente.

6. Ficaram esboçadas as bases para duas parcerias tendo em vista a promoção internacional da Cidade Velha e a candidatura da Ribeira Grande de Santiago ao financiamento internacional para um programa de mobilização da Diáspora no investimento em projectos a concretizar neste Município. Os protocolos das referidas parcerias deverão ser concluídos e assinados no curto prazo.

Tratou-se, assim, de uma viagem de prospecção e trabalho com resultados concretos obtidos, os quais começarão a ser visíveis num prazo curto. Ao encontro de metas traçadas para o seu mandato, entende a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago que as deslocações ao estrangeiro devem sempre traduzir-se em benefícios para o Município, tendo em vista o seu desenvolvimento.

Fonte: Gabinete de Informação da CMRGS

2 thoughts on “NOVAS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO PARA A CIDADE VELHA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s