ADIADA PARA 30 DE NOVEMBRO DATA DE ENTREGA DE PROPOSTAS PARA CONCURSO DE IDEIAS DA RIBEIRA GRANDE DE SANTIAGO

Foi protelada para 30 de Novembro próximo a data limite de entrega de propostas candidatas ao Concurso de Ideias lançado em Janeiro pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago. A importância dos temas abarcados por este concurso justifica que se dê plena oportunidade para que surjam boas propostas para:

1. brasão e bandeira da Ribeira Grande de Santiago;
2. um futuro Museu e uma futura Biblioteca Municipal;
3. um Parque de Diversões para crianças na Mata do Convento;
4. evocações e estatuária na Cidade Velha.

Na altura da apresentação deste concurso de idéias fez-se notar que “A velha Ribeira Grande, na ilha de Santiago, berço da nacionalidade e primeira capital do arquipélago, foi obra colectiva. Primeiros colonos e primeiros escravos lavraram a terra, cataram o sangue do dragão, plantaram a cana, construíram casas e templos, produziram o açúcar (que, ao tempo, valia ouro), disseminaram gado. Foi com o esforço de todos, com a colaboração de todos que floresceu, neste recanto do mundo, uma cidade que os testemunhos referem ter sido bela e rica. Na ilha, onde antes não havia habitantes, foi o esforço colectivo que tornou possível que esta cidade vingasse.

Nos dias de hoje, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago retoma o pioneirismo dos antepassados e incentiva cada um ao seu contributo para o esforço colectivo de restaurar o esplendor antigo que as vicissitudes da História quase apagaram”.

Mantém-se válido o Regulamento enunciado em Janeiro, que aqui se reproduz:

REGULAMENTO:

1.Pode candidatar-se a este concurso qualquer cidadão, cabo-verdiano ou estrangeiro, que queira submeter a apreciação os seus projectos.
2.Cada concorrente pode apresentar mais do que uma proposta para cada um dos temas em concurso, desde que cada uma delas esteja devidamente identificada em separado com um pseudónimo próprio e diferenciado.
3.As propostas apresentadas devem ter em atenção os condicionalismos impostos pela necessidade de preservar o Património Monumental e o Ambiente.
4.Cada proposta deve incluir maqueta e memória descritiva, sendo assinada com pseudónimo, e referência ao tema que versa.
5.Em envelope à parte, fechado e lacrado, tendo no exterior apenas a indicação do pseudónimo concorrente, deve ser colocada uma ficha com as seguintes indicações: nome verdadeiro e/ou nome por que o autor é conhecido, idade, morada, telefone, endereço electrónico, profissão.
6.Só depois de apreciadas as propostas pelo júri, podem ser abertos os envelopes e apenas os respeitantes aos trabalhos distinguidos. Far-se-á então a identificação das propostas premiadas. Os demais envelopes não serão abertos.
7.As propostas candidatas devem ser entregues na Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago até dia 30 de Novembro de 2009.
8.O anúncio das propostas vencedoras será feito em data a anunciar.
9.As propostas serão apreciadas e julgadas por um júri de três elementos, sendo um em representação da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago; o segundo, um arquitecto credenciado, a convidar; e o terceiro, um especialista em questões de Património.
10.Nenhum membro do júri pode ser autor (ou familiar de autor) de propostas levadas a concurso.
11.Caso o júri entenda que nenhuma proposta tem qualidade para ser aprovada, não haverá vencedor no tema em questão.
12.Não haverá classificações ex-aequo. Apenas são anunciados os trabalhos distinguidos.
13.Os valores dos prémios atribuídos serão fixados pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago até ao dia 1 de Junho de 2009.
14.A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago reserva-se o direito de adoptar (ou não) os trabalhos distinguidos como ponto de partida para projectos que venham a ser programados e executados, depois de acordo estabelecido com o seu autor.

Cidade Velha, 19 de Julho de 2009

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s