EMBAIXADOR LAURO MOREIRA É CIDADÃO HONORÁRIO DA CIDADE VELHA

Lauro Moreira, Embaixador do Brasil junto da CPLP, recebeu na passada quarta-feira, dia 15, o título de Cidadão Honorário da Cidade Velha, em cerimónia testemunhada por escritores e outras personalidades da Cultura cabo-verdiana, entre outras Mário Fonseca, Fátima Bettencourt, Vera Duarte, Júlio Silvão, Jorge Carlos Fonseca, Carlos Carvalho, Daniel Medina, Helena Lisboa, Marilene Pereira.

Este foi um dos actos que marcou a visita de Lauro Moreira à Cidade Velha, onde, além de se encontrar com personalidades da nossa Cultura com as quais de há muito mantém relações de amizade, se reuniu com o Executivo camarário e culminou com um notável sarau de poesia (“Vozes Poéticas Lusófonas”), realizado no Tereru di Kultura, no qual o Embaixador, ele próprio, disse poemas de uma vasta gama de autores da Lusofonia. Assistiram ao sarau, precedido pela exibição das Batucadeiras de Porto Gouveia, para além do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Manuel Monteiro de Pina, e do Presidente do Instituto de Investigação e do Património Cultural, Carlos Carvalho, a Embaixadora do Brasil em Cabo Verde e a Cônsul de Portugal, Raquel Chantre.

O Embaixador Lauro Moreira foi recebido na Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, onde assinou o respectivo Livro de Honra e analisou com o Presidente da Autarquia, Manuel Monteiro de Pina, as possibilidades de uma profícua cooperação futura, que em muito pode contribuir para a Agenda Cultural da Cidade Velha.

A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago ofereceu ao Embaixador Lauro Moreira um almoço no Lugar do Poiso (junto ao Convento de S. Francisco), no qual estiveram presentes o Ministro da Cultura, Manuel Veiga, a Presidente do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Amélia Mingas, Marilene Pereira, Directora do Centro Cultural Brasileiro (em representação da Embaixadora do Brasil em Cabo Verde) e o Presidente da Assembleia Municipal da Ribeira Grande de Santiago, José António Semedo.

A visita do Embaixador Lauro Moreira à Cidade Velha assinalou a entrada deste sítio histórico Património da Humanidade no Circuito Cultural Lusófono, uma iniciativa cultural da ONG Etnia que passa por Portugal, Brasil e outros países da CPLP.

Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, 17 de Julho de 2009

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s