CIDADE VELHA NA FRIMOR 2010: BALANÇO POSITIVO

Chegou ao fim a FRIMOR 2010: pela primeira vez, a Ribeira Grande de Santiago esteve presente numa Feira Internacional, podendo promover os seus produtos e, por essa via, contribuir para impulsionar o Município nos caminhos do desenvolvimento. Como balanço, esta participação na FRIMOR, agora classificada com Feira da Lusofonia, foi positiva: além da promoção de Cidade Velha como destino, por excelência, do Turismo Cultural, proporcionou uma gama de contactos que perspectivam bons resultados futuros.

Houve elevado interesse, manifestado pelo muito público que acorreu ao pavilhão da Feira de Rio Maior, pela apresentação do Património Monumental e sua história que esteve patente no stand da Cidade Velha, bem como pelo artesanato aí divulgado, o que deixa antever uma boa futura carteira de encomendas. Por outro lado, surgiram propostas com vista a acordos de cooperação com municípios portugueses, os quais irão ser agora analisados pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago.

Assinale-se também a formalização de convites para a participação de Cidade Velha noutras feiras e certames, o que fica certamente condicionado pelas datas da sua realização e pela existência ou não de cooperação e apoios por parte dos organismos oficiais de Cabo Verde – ao promover Cidade Velha e a ilha de Santiago, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago promove Cabo Verde, pelo que, por isso e para isso, reclama que o Governo cumpra a sua parte, no mínimo facilitando as condições destas apresentações.

O Dia de Cabo Verde, 3 de Setembro, decorreu com a maior dignidade. O debate, coordenado por Mário Alves, da ONG Etnia, foi muito concorrido, contando-se com a presença de sete presidentes e vice-presidentes de Câmaras portuguesas (Covilhã, Torres Novas, Sardoal, Entroncamento, Porto de Mós, Batalha, Leiria e Rio Maior). Presentes igualmente o Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Arnaldo Andrade, e o vereador da Educação e Cultura da CMRGS, Carlos Alberto Lopes, que chamou a atenção para a importância da participação das organizações da sociedade civil nos processos de cooperação e/ou geminação, reportando-se à experiência positiva da Ribeira Grande de Santiago neste domínio.

De referir ainda que desta participação na FRIMOR 2010 resultaram contactos com Escolas e Associações, os quais abrem caminho a novos desenvolvimentos que beneficiam a Ribeira Grande de Santiago e a sua população.

Recorde-se que, fruto da forte dinâmica da sua política de relações externas, Ribeira Grande de Santiago foi convidada a representar Cabo Verde na FRIMOR 2010 – resultado do acordo assinado, em Dezembro do ano passado, com a ONG Etnia, o qual integrou Cidade Velha no Circuito Cultural Lusófono. Honrando-se com este convite, a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago encarregou-se de levar a Rio Maior, além do seu cartaz turístico e artigos de produção local, também produtos oriundos de outros Municípios da ilha de Santiago. E empenhou-se para que a Embaixada de Cabo Verde em Lisboa estivesse presente neste certame.

Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, 6 Setembro 2010

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: